Friday, March 23, 2012

Dia Mundial da água: Água e Segurança Alimentar

Dia Mundial das Águas de 2012 tem como tema "Água e Segurança Alimentar".




A Declaração Universal dos Direitos da Água foi criada pela ONU em 1993 e é comemorada através de manifestações mundiais e atividades concretas que promovam a conscientização. A cada ano um tema é lançado como gerador de discussões e propostas de soluções aos problemas relacionados ao consumo de água no planeta.


O Tema deste ano, Água e Segurança Alimentar, tem um argumento muito forte nas projeções das necessidades de água para agricultura que preveem um gasto de 19% a mais de água até 2050. A Agricultura consome atualmente 70% de água de toda a água consumida no planeta, e um aumento para 90% está muito além dos limites do stress hídrico.


O Fórum Mundial das Água, que ocorreu neste mês, é um evento preparado pela ONU e pelos governantes mundiais (leia-se grandes empresários como Monsanto, Coca-Cola e outros) para discustir a governança da água.
Paralelamente ocorre o Fórum Alternativo Mundial da Água, programado por ONGs e ativistas de todo o mundo, o qual não reconhece a legitimidade do Conselho Mundial da Água (que possui interesses financeiros no caso...).


Selecionei algumas notícias deste mês sobre o assunto "Água", para compartilhar com todos, as quais ao ler o título percebe-se não serem muito otimistas.


Agricultura Mundial vai consumir 19% mais água


Fórum Mundial da Água: China, Índia e Paquistão disputam água do Himalaia


Fórum Mundial da Água começa com busca de soluções para água potável


Fórum Alternativo Mundial da Água inicia com protestos contra represas.


Brasil desconhece nível de contaminação de'águas subterrâneas


A centralidade da água na disputa global por recursos estratégicos


A água novamente entre a vida e a morte


Privatizar a água é como vender ar em sacos plásticos




E para terminar, fica aqui a indignação contra a decisão dos ministros do Fórum Mundial da Água em não reconhecer a água e o saneamento como direitos humanos. 
Desde o Fórum de 2000 que a água não é mais reconhecida como um  direito inalienável, mas como uma necessidade humana, o que são visões muito diferentes. Em 2009 esta visão mercantilista foi ratificada pelo mesmo Fórum e apoiada pelo Banco Mundial, um financiador das empresas públicas-privadas para gestão da água. 


Leia também: Água: guerra pelo líquido precioso começou? , Água: Você sabia que.. e Limites Planetários.



No comments: