Sunday, May 16, 2010

RCEs - você sabe o que é Crédito de Carbono?


Você sabe o que é crédito de carbono?


De acordo com o Tratado de Kyoto ratificado em 2005 as nações industrializadas devem reduzir suas emissões de gases poluentes em 5,2% de 2008 a 2012. Esta porcentagem é dividida entre as empresas do país, que ficam com a responsabilidade de reduzir as emissões. Ou adotam metas de não poluição ou compram commodities no mercado de ações, as RCEs.

RCEs – Reduções Certificadas de Emissões (mercado de) ou Certificados que autorizam a poluir!

Quem compra: países desenvolvidos, empresas poluidoras, que geram CO2 e precisam reduzir suas emissões, ou fazem isso na sua empresa ou compram de outra, dentro ou fora de seu país, visando os menores custos, a fim de cumprir as regras do Tratado.
As indústrias que mais poluem recebem das agências ambientais reguladoras, bônus negociáveis – cada bônus de RCE equivale a 1 ton de poluentes (CO2, SO2, CO, e outros).

Quem vende: ofertantes das RCEs localizados em países em desenvolvimento, que precisam cobrir os custos de um projeto. Estas empresas devem participar de projetos de desenvolvimento sustentável e que tenham alguma forma de compensação ao meio ambiente, seja evitando a poluição ou absorvendo-a (plantando árvores por exemplo).

Quem compra: não quer correr riscos e quer pagar no momento que receber as RCEs.
Quem vende: quer dividir os riscos e obter um financiamento inicial, pagável em RCEs (produto) para viabilizar o projeto.

No final de tudo, a transação toda não passa disso, apenas uma transação comercial de compra e venda que promove algum tipo de benefício para ambos os lados.

Uma forma das empresas se isentarem da responsabilidade que lhes cabe ao poluir o meio-ambiente. Uma forma de empresas conseguirem financiamento para seus projetos ditos sustentáveis. Leia mais aqui.

Referências:
 http://www.pensa.org.br/anexos/biblioteca/67200710113_Conejero_Neves.pdf
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./noticias/index.php3&conteudo=./noticias/amyra/creditos.html


No comments: